terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Episódio 1


A Mãe está na cozinha, a fazer peixinhos da horta, mas com feijão verde congelado, daquele cortado muito aos bocadinhos, que o fresco está pela hora da Morte. Telmo entra na cozinha.
- Mãe, oh Mãe, estão aqui as minhas botas para a Mãe engraxar.
- Ó filho, a mãe agora não tem vagar que está a fazer os peixinhos da horta para o Flávio, que ele hoje não tem aulas e vem jantar.
- Ai é? A "Nancy" hoje não tem ballet? Então, eu vou à sopa de cornos*!
- Ai Telmo, tu janta-me em casa. Não sejas assim para o teu irmão...
Flávio entra na cozinha a cantarolar um trecho do Quebra Nozes:
- Ai, mãezinha! Peixinhos da horta! Gosto tanto, mas faz-me celulite e nota-se por de baixo do maillot...
- Olha lá, ó "florzinha" - responde Telmo, enraivecido - devias era comer tremoços que não engorda e sempre é coisa de homem!
As lágrimas inundam agora o olhar sereno de Flávio:
- Poça, Telmo! Eu sou teu irmão. Eu mereço-te respeito. Já não te peço carinho ou amizade, mas ao menos, que possamos conviver tranquilamente debaixo do mesmo tecto. Lá porque maltratas os animais, não quer dizer que maltrates também os seres-humanos. Porque, sim, Telmo, eu sou um ser-humano...
- Ainda bem que avisas que és um ser-humano senão ainda te pegava à barbela...
- A ti, não, mas olha que fica sabendo que a um dos teus cólegas bem que facilitava...
Telmo dá um murro na mesa e investe para o seu irmão mais novo. A Mãe, aflita, atira com a travessa dos peixinhos da horta no vidro da janela da cozinha, que não se partiu mas vai dar uma trabalheira para tirar a gordura. Gritos.
Entra Sandro António, acabado de celebrar a missa das 7:
- Pessoal, que é isto? Jesus não ia gostar nada destas cenas. A cena de Jesus era mais tranquila. Vou arroxar ali no sofá uma beca e quando voltar quero ver o pessoal mais tranquilo, ok?
- E eu vou para a sopa de cornos.
Telmo sai, deixando para trás um caos de farinha, feijão verde e gordura. Flávio sai, lacrimoso, para o seu quarto.
- Aaaaai...disse a mãe.
*-caracóis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deposite tranquilamente o seu comentário aqui.